Boas retrovibes: Les Rita Mitsouko

Catherine Ringer e Frédéric Chichin se apaixonaram durante o ano de 1979. Eles fizeram alguns shows com a dançarina argentina Marcia Moretto, que depois morreu de cancro. O dueto produz diversas cenas como a Usina Pali-Kao, lugar alternativo localizado em Belleville, um bairro parisiense, com algumas regravações do David Bowie, Velvet Underground e suas primeiras composições originais. Sua aparência é como sua música, original e deslocada, e prende a atenção.
Nota-se que o nome Rita Mitsouko foi escolhido por fazer referências musicais extremamente variadas: Rita se refere à música sul-americana (e a atriz Rita Hayworth), e Mitsouko é uma palavra japonesa que significa mistério, além de ser um perfume de Guerlain. No começo se chamava simplesmente "Rita Mitsouko". O grupo foi rebatizado "Les Rita Mitsouko" em 1985, quando perceberam que muitas pessoas pensavam que o nome do grupo era de fato o da cantora, e não da dupla.
A dupla conserva, depois de 25 anos, a imagem de um casal criativo e enérgico, de uma grande originalidade, que não se prende ao sério e que explora todos os tons musicais, flertando por vezes com o punk, o hip hop ou jazz, e que se reinventa sem complexos.
Em Agosto de 2006, Catherine Ringer anunciou no France Inter que a dupla gravou uma canção com Serj Tankian, vocalista do System of a Down.
Em setembro de 2006 eles participaram da criação do espetáculo Les Noces de l'Enfant Roi, criação de Alfredo Arias apresentada no Castelo de Versailles durante o festival Fêtes de nuit de Versailles. Catherine Ringer já tinha trabalhado com Alfredo Arias, atuando e cantando no papel-título da comédia músical Concha Bonita em 2002.
Seu último álbum, Variéty, co-produzido por Mark Platiest, foi lançado pela Because Music em 23 de Abril de 2007. Uma versão em língua inglesa do álbum, intitulada Variety, foi lançada em Julho.
Um dos componentes do duo, o cantor, compositor e guitarrista Fred Chinchin, faleceu no dia 28 de novembro de 2007, aos 53 anos, vítima de cancro, o qual havia descoberto dois meses antes de sua morte. Seu estado de saúde havia forçado o grupo a anular vários shows pré-agendados, inclusive no Olympia de Paris.


1985 | Marcia Baila: A cara do que foi os anos 80, este vídeo ainda enche os olhos da maioria do nosso público (que obiamente nasceu e cresceu naquela época). Cheio de cenários, produções e muita atitude, o vídeo até lembra de modo sutil o famos Paris is Burning, movimento que acabou incentivando Madonna a lançar Vogue. Mas o foco é nos Les Rita Mitsouko tá doçuras?


1987 | Les histoires d'A: Vale pra conferir o incrível vocal de Catherine Ringer com seu folêgo insuperável. Atributo imprecindível numa época onde mexer na voz a ponto de deixa-la não humana (ex: Britney Spears) não era um bom negócio para o ramo da música. Nós sabemos, quando ela falou que ia colocar essa faixa no álbum também não acreditamos!


1986 | C'est Comme Ça: Neste vídeo dá pra ver o quanto eles se preocuparam em manter uma característica "dançante" e a frente do seu tempo. Optaram por um visual de personalidade forte, mas que ainda ficasse bacana em qualquer época de qualquer ano.

Ficamos por aqui e continuem ligados no nosso Bloglam! Manteremos postagens de bom gosto enquanto aquecemos para nossa próxima edição! 2009 teremos um tema escaaaandalo pra compensar toda falta que estamos fazendo ao pessoal que têm mantido contato, sentindo falta do evento, mas ansiosos por outra edição como a que rolou em Maio deste ano no País das Maravilhas!

Glamazone | Vamos comemorar.

Pop Posts